Tendências de moda: quais são e como são definidas?

Tendências de moda: quais são e como são definidas?

Entra estação, sai estação, e antes mesmo de a próxima chegar já vemos por aí que determinada modelagem ou estampa é tendência. E a gente sempre quer aquela peça-chave ou aquela cor em alta, não é verdade?

A definição do que é tendência costuma ser reflexo do período em que estamos vivendo e é feita a partir de alguns fatores, como as características do público ao qual se destinam, quais lugares este público frequenta e qual o seu desejo. Nos anos 1990, por exemplo, Nirvana e Pearl Jam inspiravam o comportamento da juventude e a moda passeava entre a simplicidade e o grunge – com jeans e all star.

O consultor de imagem do Ateliê Rosa Magalhães, César Rosa, diz ainda que o senso comum entre as grifes é definidor do processo. Com isso, vêm as semanas de moda ao redor do mundo, por meio das quais jornalistas e formadores de opinião ficam sabendo o que está em alta naquele período. Mas, uma vez nas passarelas, o público só adquire aquela tendência cerca de seis meses depois. “O universo da moda sempre está à frente”, resumiu César.

A reunião de pesquisas de tendências, vontades e insights do mercado da moda estão na plataforma online WGSN – utilizada mundialmente e com pesquisas também na área de decoração. De acordo com o estilista e digital influencer GuuhGreen, “lá são analisados, pesquisados e testados possíveis trends”.

4 comentários sobre “Tendências de moda: quais são e como são definidas?

    1. Oi, Paula, bom que você gostou!
      Existem algumas matérias sobre moda que você pode acessar no arquivo ‘Moda’, mas vou tomar nota da sua sugestão.
      Obrigada!
      Espero que você volte mais vezes. Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *