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Tendências de moda: quais são e como são definidas?

Entra estação, sai estação, e antes mesmo de a próxima chegar já vemos por aí que determinada modelagem ou estampa é tendência. E a gente sempre quer aquela peça-chave ou aquela cor em alta, não é verdade?

A definição do que é tendência costuma ser reflexo do período em que estamos vivendo e é feita a partir de alguns fatores, como as características do público ao qual se destinam, quais lugares este público frequenta e qual o seu desejo. Nos anos 1990, por exemplo, Nirvana e Pearl Jam inspiravam o comportamento da juventude e a moda passeava entre a simplicidade e o grunge – com jeans e all star.

O consultor de imagem do Ateliê Rosa Magalhães, César Rosa, diz ainda que o senso comum entre as grifes é definidor do processo. Com isso, vêm as semanas de moda ao redor do mundo, por meio das quais jornalistas e formadores de opinião ficam sabendo o que está em alta naquele período. Mas, uma vez nas passarelas, o público só adquire aquela tendência cerca de seis meses depois. “O universo da moda sempre está à frente”, resumiu César.

A reunião de pesquisas de tendências, vontades e insights do mercado da moda estão na plataforma online WGSN – utilizada mundialmente e com pesquisas também na área de decoração. De acordo com o estilista e digital influencer GuuhGreen, “lá são analisados, pesquisados e testados possíveis trends”.

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