Foto: Ivana Cajina/ Unsplash

Ricardo dos Anjos ensina a cuidar dos cabelos na mudança de estação

Logo que a alta estação termina, tem início a temporada de clima mais ameno – o completo oposto, que demanda cuidados bem diferentes. Confira as dicas do beauty artist!

Foram intensos os dias de sol, sal e cloro. Se nem mesmo nosso corpo dá conta de tanta exposição e logo amolece no fim dessa festa com tanta maresia, já imaginou como ficam nossos cabelos?

E logo que a alta estação termina, tem início a temporada de clima mais ameno – o completo oposto, que demanda cuidados bem diferentes. Mas uma coisa é certa: precisamos ter uma noção nítida do que nosso cabelo precisa para então pensar nos cuidados que adotaremos nesses dois contextos.

Foi exatamente isso que procuramos saber do beauty artist Ricardo dos Anjos, durante sua passagem por Salvador. O especialista veio lançar a nova linha Match Força, de O Boticário.

Acompanhe as dicas!

Observe seus fios

Demos spoiler na introdução porque essa dica é o ponto de partida. Qualquer tipo de tratamento vai depender do estado do seu cabelo. “O cabelo que tem uma química ou mais pode ser que precise de mais de um tratamento”, explica Ricardo.

Cronograma ou mix de produtos

Uma vez observado o estado dos seus fios, é o momento também de identificar do que eles precisam. Dessa forma, você pode optar por fazer o cronograma, alternando hidratação, nutrição e reconstrução.

O beauty artist Ricardo dos Anjos dá uma dica bem legal: faça o tratamento em casa com diferentes linhas, conforme a necessidade do seu cabelo. Então, o shampoo e o condicionador de uma linha tal, podem ser seguidos de uma máscara de outra linha; e você ainda pode finalizar o cabelo com uma terceira linha.

Período de tratamento

Cabelos mais danificados ou que são submetidos frequentemente à química e a processos térmicos, como chapinha, secador e babyliss, devem ter tratamento semanal.

“Tirando a rotina de limpeza, que é a lavagem, que você lava dia sim, dia não, ou todo dia porque pratica algum esporte, o tratamento com máscaras pode ser feito semanalmente quando mais danificado [o cabelo]. Quando tiver recuperado, pode fazer o tratamento a cada 15 dias”, explicou Ricardo dos Anjos.

Como fazer nos dias frios?

Para os dias de temperatura mais amena, como no outono-inverno, o tratamento é completamente diferente. Se no verão investimos em reposição de água dos fios e a reconstrução é muito bem vinda por causa da exposição ao sol, ao sal e ao mar, no outono-inverno o cuidado com os cabelos é outro.

O beauty artist Ricardo dos Anjos explica que esse é o momento de apostar na nutrição, para reposição de lipídios e devolver a oleosidade dos fios. Isso porque nosso couro cabeludo fica ressecado devido aos banhos mais quentes.

“Geralmente, o frio dá uma ressecada no couro cabeludo que a gente não percebe muito, quando a gente usa muita água quente, toma banho em temperaturas muito altas. Isso acaba causando escamação no couro cabeludo, que acaba trazendo a caspa”, acrescentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *