Artigos,  Comportamento,  Moda

O vídeo de Gisele para Chanel e os benefícios da meditação para a saúde

Na semana passada a Chanel divulgou um vídeo feito com a top Gisele Bündchen em sua casa. Na gravação, a modelo fala sobre sua relação com a natureza, a importância da ioga e da meditação no seu dia a dia. E, na vida real, todo mundo já deve ter ouvido falar algo tipo “meditar é uma das melhores atividades que já pratiquei”. Ou não??

Tenho um conhecido que sempre me recomendou fazer meditação para relaxar, para me conhecer melhor, para melhorar a minha respiração. Outra conhecida sugeriu o mesmo, desta vez com o argumento do autocontrole. E eu também já conheci uma terceira pessoa que, com a rotina pesada como a minha, reforçou a sugestão. Neste último caso, a indicação foi um aplicativo chamado Headspace.

O programa é em inglês, mas simples de usar. O primeiro nível são dez sessões de meditação por dez minutos, para aprender a esvaziar a mente. Durante esse tempo, você recebe orientações para chegar à desconexão total com o seu entorno. Fiz uma sessão e relaxei tanto, mas tanto, que só fiz tirar os fones do ouvido para dormir. Fica a dica para quem sofre de insônia, hein?!

 

Mas voltando ao papo principal aqui deste post, o gancho do vídeo de Gisele para a Chanel, conversei rapidinho com Ida Meirelles, professora de uma modalidade do ioga e com prática de meditação há 35 anos. Ida é de lá do Brahma Kumaris, uma rede de meditação com foco à busca dos valores internos de cada indivíduo.

Só para deixar um gostinho de curiosidade, Ida adianta que há vários tipos de ioga e meditação, como a Hatha Yoga, voltada para a saúde física do corpo, e a Raja Yoga, para fortalecer os pensamentos, os sentimentos e a consciência do ser no cotidiano. Que tal conferir o nosso bate-papo?

Existe alguma diferença entre a yoga e a meditação? Qual é o propósito de cada um deles?
Yoga significa conexão. Meditação é uma prática espiritual. Há varios tipos de yoga e de meditação: há yoga para fortalecer o corpo , chamado de Hatha yoga; Raja Yoga refere-se a uma ligação mental entre a alma e o Ser Supremo, Deus. Na meditação Raja Yoga desapegamos dos pensamentos negativos e inúteis e nos concentramos nas qualidades originais da alma, ou seja, do Ser espiritual.

Há alguma restrição para iniciar a prática da Yoga ou da meditação? O que é preciso para, por exemplo, começarmos a fazer em casa?
Não há restrição para iniciar a prática da meditação Raja Yoga, mas necessitamos de um conhecimento que oferece as ferramentas para ser colocado na prática. É preciso receber um Curso preparatório, que oferecemos em todas as nossas Escolas, todos os meses. A partir desse curso inicial, pode-se praticar em casa, mas é aconselhado receber um sustento espiritual, que oferecemos a todos os alunos quando concluem o Introdutório, até chegar no Aprofundamento.

A meditação propõe uma desconexão momentânea. Como atingir esse nível?
Iniciamos a prática observando nosso mundo interno, ou seja, nossos pensamentos e sentimentos e procuramos transformá-los de negativos em positivos. Acreditamos que somos seres de paz e de luz e a criação dos pensamentos.novos é baseada nisto.

Curiosa, jornalista e libriana. Mestranda no PósCom/Ufba, interessada nos valores - os meus, os seus, os de notícia e os humanos. Se piscar o olho, o cochilo vem, mas os olhos sempre estão abertos para uma série ou outra que desperte o interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *