Artigos,  Moda

Glam 80’s com a volta do veludo molhado

Eu não estou acreditando que estamos abrindo nossos corações para o veludo molhado again. Nada contra, inclusive tenho uma camiseta bem estilosinha feita com esse material e que de alguma maneira ela consegue decalcar um tigre. Um pretinho de puro estilo no meu guardarroupa, friends. De qualquer maneira, meu veludo discreto não se compara em nada, absolutamente, com o que tenho visto por aí – e acho que vocês também.

Não me achem repetitiva ou monotemática, mas é cada vez mais real: os anos 1980 estão de volta e o glam que o veludo traz também. Quem diria que o tecido do século XIV usado para confecção de roupas nobres se manteria vivo setecentos anos depois?! Ainda vive o menino veludo, que começa a brilhar (bem ao pé da letra, porque é essa a característica do veludo molhado) sob o sol que ilumina nosso país tropical.

O veludo molhado é bem maleável e tem um brilho intenso. Pode apostar no tecido em shapes diferentes e divertidos. Juntando com o trend sport que estamos vivendo, o look fica bem atual (Foto: Pinterest)
O veludo molhado é bem maleável e tem um brilho intenso. Pode apostar no tecido em shapes diferentes e divertidos. Juntando com o trend sport que estamos vivendo, o look fica bem atual (Foto: Pinterest)

Devemos agradecer ao pessoal lá das gringas, que na temporada internacional de inverno 2017, ainda no ano passado, consagrou o veludo molhado como “tendência suprema e absoluta” da estação (isso foi a Vogue que avaliou, magina!). A proposta apareceu nas passarelas da Diesel Black Gold, Roland Mouret e Roberto Cavalli em vestidos, blusas, blazers e calças.

Roberto Cavalli (Foto: Pinterest)
Roberto Cavalli já deu pistas de como completar o look com veludo molhado: jeans, animal print, cores sóbrias (Foto: Pinterest)

Ainda não tenho certeza se vou aderir de verdade a essa moda, mas já corri pro meu catálogo preferido de inspirações pra dar uma chance: o Pinterest. Que tal avaliarmos essa possibilidade?!

veludomolhado_01
Uma curiosidade: veludo vem do Latim ‘vellutus’, “cheio de pelos”. Um jeito de identificá-lo é que o lado direito é cheio de pelos curtinhos e juntos, com textura macia, enquanto o avesso é liso. ó! (Foto: Pinterest)
veludomolhado_02
Um complemento bacana para o veludo é a blusa de seda. A proposta de Gio Ewbank com esse shape meio camisola deixou o visual sexy sem ser brega, concordam? O blazer fez toda a diferença no equilíbrio do look (Foto: Pinterest)
veludomolhado_03
Reforçando: jeans e uma pegada minimalista são ótimos complementos ao veludo molhado. Deixa que ele fica por conta de todo o brilho do look (Foto: Pinterest)
veludomolhado_04
Mix de tendências da temporada: veludo molhado, blazer oversized, cinto grosso para marcar a cintura. Anotaram? (Foto: Pinterest)
veludomolhado_05
Pronto, fui convencida. Esse mood esportivo do veludo molhado conseguiu me convencer de usá-lo. YAY! (Foto: Pinterest)
veludomolhado_09
No caso de vestidos de veludo molhado, jaquetas e blazers de couro se tornam uma opção de complemento. Quebra a vibe retrô e moderniza o visual. Gostam? (Foto: Pinterest)
veludomolhado_07
Para conseguir um look moderno, você pode pegar uma calça jogger em veludo molhado + uma T-shirt basiquinha + um blazer estruturado e com ombreiras. Aposte em uma escarpin para ganhar o mundo sem ser nem um pouco óbvia. Pronta? (Foto: Pinterest)
veludomolhado_08
Pode usar o jeans podrinho com uma pegada mais glam? Pode, sim, senhorita! (Foto: Pinterest)

Referências
Biblioteca de Costura – Veludo
Vogue – Veludo se consagra como tendência suprema e absoluta da estação

Curiosa, jornalista e libriana. Mestranda no PósCom/Ufba, interessada nos valores - os meus, os seus, os de notícia e os humanos. Se piscar o olho, o cochilo vem, mas os olhos sempre estão abertos para uma série ou outra que desperte o interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *