Artigos,  Moda

Duda Molinos: O que deixa um dos mais importantes maquiadores do Brasil

O mundo da moda e da beleza perdeu um dos nomes mais representativos do ramo neste domingo (7). O maquiador Duda Molinos morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória, aos 54 anos. Natural de Porto Alegre, o beauty artist se mudou para São Paulo ainda jovem para se tornar um dos nomes mais importantes do segmento. Foram 30 anos de experiência em desfiles de moda, campanhas publicitárias e editoriais. Duda Molinos também assinou a caracterização de espetáculos, fez consultorias em programas de TV e era considerado o favorito das celebridades.

Nas redes sociais, o tom das mensagens de despedida era o mesmo: destacava a genialidade e o bom humor de Molinos, que tinha um estúdio de beleza em Higienópolis, São Paulo. “O conheci muito jovem, recém chegado do Sul, cabeça inquietante, brilhante, olhar afiado e desafiador”, escreveu Paulo Borges, realizador da São Paulo Fashion Week.

A jornalista Erika Palomino lembrou do quanto Molinos era generoso, ético e querido. “Tive a honra de ter trabalhado com ele muitas vezes, e em sua marca de maquiagem, como consultora, onde seu rigor e profissionalismo impunham padrões às vezes inalcançáveis. Verdadeiro esteta, atuava em shootings junto de fotógrafos, stylists, edição e direção de arte. Sabia tudo de luz, de acting, de beleza feminina. Já deixa saudades e seu legado”, escreveu.

O maquiador Fernando Torquato agradeceu a acolhida de Molinos quando decidiu seguir pelo ramo de moda. “Duda Molinos pegava um conceito de moda e o traduzia de sua forma criando imagens únicas e icônicas. Quando pensei em trabalhar com moda, ele e Mauro Freire certamente foram minhas maiores referências nacionais (…) Sempre foi extremamente carinhoso comigo e nesse momento desejo que siga em paz e brilhe no Olimpo da beleza que é o seu lugar”, observou.

Duda Molinos (Foto: Reprodução / Instagram)

O que as declarações deixadas pelos amigos do maquiador têm em comum é destacar o profissionalismo e genialidade de Molinos. Não à toa ele acumulou diversas conquistas em seu currículo. E foram muitas! Abaixo elencamos apenas alguns desses feitos. Veja.

  • Duda Molinos esteve com Paulo Borges nas primeiras edições da São Paulo Fashion Week, em 1996. Borges conta que na ocasião havia um único camarim de beleza para fazer todos os desfiles, e Molinos estava lá de corpo e alma.
  • Nos últimos anos, Molina enfrentou um câncer de garganta. Circularam informações de que sua morte era decorrente de complicações da doença, mas a assessoria descartou esta possibilidade.
  • Molinos lançou uma linha própria de cabelo e maquiagem, em parceria com a Vult.
  • Durante sua carreira, assinou a beleza de desfiles da Paco Rabanne, Pierre Cardin, Gaultier Jeans, Christian Dior, Christian Lacroix, Vivianne Westwood, Blue Marine e sonia Rikiel no Brasil.
  • Em 2000 lançou o livro ‘Maquiagem’, pela Editora Senac, com dicas e técnicas de maquiagem para diferenes ocasiões.
  • Molinos trabalhou com artistas da música, entre as quais Cássia Eller, Daniela Mercury, Rita Lee, Simone e Zizi Possi.
  • Também assinou o visagismo do primeiro elenco do programa ‘Fama’ e apresentou um quadro de beleza no ‘Mais Você’, ambos da Globo.
  • Em 2008, foi jurado do programa ‘Brazil’s Next Top Model’, da Sony, com Erika Palomino e Dudu Bertholini.
  • No teatro, fez o visagismo para Marília Pêra na peça ‘Mademoiselle Chanel’ e das peças ‘O rei e eu’ e ‘Evita – Musical’.
  • Já nos cinemas, fez o visagismo ode Ana Paula Arósio e Andrea Beltrão para o filme ‘O Coronel e o Lobisomen’.
  • Molinos foi vencedor de quase todas as edições do Prêmio Avon Color de Maquiagem, tradicional premiação que homenageia os profissionais de maquiagem do Brasil.

Curiosa, jornalista e libriana. Mestranda no PósCom/Ufba, interessada nos valores - os meus, os seus, os de notícia e os humanos. Se piscar o olho, o cochilo vem, mas os olhos sempre estão abertos para uma série ou outra que desperte o interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *