Artigos,  Moda

Da costura à indústria: Podcasts para você aprender mais sobre moda

A cultura do rádio tem sido ressignificada nos últimos anos com a popularização dos podcasts – que já existem na web há 15 anos. Ok que essa é uma mídia que ainda se concentra na faixa etária dos 25 a 39 anos, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) em 2018, mas cada vez mais grandes empresas de tecnologia têm apostado e dado espaço para esse formato. Além dos agregadores, plataformas de streaming de música incluíram podcasts em seus catálogos, como Deezer e Spotify.

E a variedade de assuntos abordados é gigantesca. De espiritualidade a saúde, passando por tecnologia, humor, esporte e, claro, moda! O número de produtos focado nos modismos, estilo e indústria ainda não se destaca diante do universo, mas tem gente fazendo e trazendo conteúdo bacana pra quem se interessa pelo assunto. Confira abaixo as opções de podcasts sobre moda.

Rádio da Costureira

(Foto: Divulgação)

Nada de look do dia ou o que é tendência de moda. O produto funciona como um programa de rádio dedicado exclusivo para costureiras, estilistas e bordadeiras – ou quem mais ame moda sob medida. O Rádio da Costureira é apresentado por Fernanda Herthel e traz convidados para falar sobre assuntos que cercam essa modalidade: técnicas de costura, pedrarias, moldes, história da moda e desafios da profissão são alguns dos temas que já foram pauta.

Fashionismo para Ouvir

(Foto: Divulgação)

Podcast apresentado por Thereza Chammas, há 11 anos ativa no Blog Fashionismo. São no máximo meia-hora de conversa e opinião com a blogger, que fala de forma simples e divertida sobre moda, comportamento, cultura pop e lifestyle. Destaque para o Ronda da Semana, quadro em que Thereza comenta – e por vezes até explica – o que foi assunto.

HighLow Podcast

(Foto: Divulgação)

Produto apresentado por Olívia Merquior e Isabel Junqueira sobre os assuntos que cercam o tema, de talentos emergentes a marcas de luxo. É um bate-papo descontraído e também cheio de informação, que vai ao ar toda semana. Ainda há um site onde você encontra documentos e informações de suporte ao bate-papo de cada episódio.

Estilo Possível

(Foto: Divulgação)

Apresentado pela consultora de moda Marina Santa Helena, o podcast é bem conversado e mistura a expertise da apresentadora com a de convidados dos episódios. A palavra-chave desse produto parece ser a reflexão – sobre moda, tendências, comportamento – para que você chegue a uma conclusão sobre seu próprio estilo. E sem a pressão de parecer “direto do Pinterest” ou “look para Instagram”.

#VogueCast

(Foto: Divulgação)

Podcast de bate-papo da Vogue Brasil, traz para o áudio temas que convencionalmente não esperamos que entrem no radar da revista. São temas ligados ao comportamento, discutidos com especialistas e celebridades que se relacionem de alguma forma com o assunto – como quando a atriz Maria Ribeiro falou sobre sororidade.

Moda Pé no Chão – com Ana Soares

(Foto: Divulgação)

O podcast é produto do blog Moda Pé no Chão, antes Hoje Vou Assim OFF, produzido e editado pela consultora de estilo Ana Soares há 11 anos. O bate-papo sobre a moda da vida real chegou à podosfera com episódios individuais e com a presença de convidados que tratam do slow fashion e de consumo consciente.

Fashion Weekly

(Foto: Divulgação)

Mais um podcast sobre debates acerca do mundo da moda, o Fashion Weekly de Augusto Mariotti e Camila Yahn tende mais para a indústria do que para as ruas. Os episódios chamam a atenção para a relevância da alta costura e a importância das semanas de moda, por exemplo. O ponto negativo é que a última atualização foi em abril de 2019.

Moda descomplicada por Paula Salvador

(Foto: Divulgação)

Episódios rápidos sobre moda que não chegam a 10 minutos de duração, ou seja, a pedida para quem não tem tempo nem saco pra ouvir podcasts por muito tempo. A consultora de estilo Paula Salvador promete dicas descomplicadas e focada na vida real, sem se apegar às tendências. A proposta é focar em autoconhecimento, liberdade e aplicação no dia a dia. Quase uma consultoria online!


Oi! Essa lista é colaborativa. Se você lembrar de algum programa que não está aqui, manda uma mensagem para que possamos avaliar a inclusão. 😉

Curiosa, jornalista e libriana. Mestranda no PósCom/Ufba, interessada nos valores - os meus, os seus, os de notícia e os humanos. Se piscar o olho, o cochilo vem, mas os olhos sempre estão abertos para uma série ou outra que desperte o interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *