Artigos,  Moda

Calça de alfaiataria: Do escritório para o street style

Tenho uma nova calça preferida: é cropped e de alfaiataria! O melhor é que agora essa peça saiu do escritório e está pronta para compor o street style. Quem diria que as calças inspiradas no vestuário masculino hoje fariam parte de um look tão feminino e cheio de personalidade, não é mesmo?

Assim como a atriz Marlene Dietrich foi vanguarda ao usar calças e dar-lhe ar feminino e elegante, lá nos anos 1930, hoje conseguimos esse mesmo feito. Ainda que a peça usada para complementar a calça seja uma t-shirt divertida. Esse contraste, aliás, é um truque de estilo que tem ganhado espaço: clássico e moderno, sério e divertido.

Separei alguns looks no Pinterest que podem nos servir de inspiração. Veja!

moca-criada-calca-alfaiataria-28

Não existe restrição no uso da calça de alfaiataria. Conseguimos ir do trabalho à balada, variando apenas os complementos. Podemos montar um look casual e elegante com tênis, mocassim, sapatilha, mule e sandálias. Isso porque a calça se torna peça-chave e consegue sozinha deixar o look arrumado – sem exagerar nem faltar. A composição ainda ganha mais personalidade se você incluir algum elemento que combine com o seu estilo, seja um chapéu, uma bolsa divertida ou até mesmo uma terceira peça diferente.

moca-criada-calca-alfaiataria-29

A calça de alfaiataria é um peça democrática e combina com moças altas, baixas, gordinhas e magrinhas também. Nessa seleção de imagens a gente só tem referências mais esbeltas, é verdade, mas a peça no número certo e que te deixe confortável para andar, sentar e levantar minimamente os joelhos é a ideal. Aqui também mostramos sempre as calças cropped, com comprimento na altura do tornozelo. Há de se ter cuidado porque existe a tendência de esse truque achatar as moças. Se for um incômodo parecer mais baixinha do que você é, fique atenta! Uma dica é usar um sapato de tonalidade semelhante à cor da sua pele, porque dá o efeito de alongamento das pernas.

moca-criada-calca-alfaiataria-26

Reforço a afirmação de que a calça de alfaiataria é democrática porque, observe, quantos estilos diferentes podem ser compostos por essa peça. Você consegue ser mais moderninha, mais girlie, mais masculina e até retrô, no estilo noventinha (e esse é o meu preferido!). Podemos usar a calça de alfaiataria com camisa de botão, t-shirts, blusas mais finas, tricô, gola alta, ombro a ombro. A temperatura também não importa muito quando se trata desse clássico do vestuário. A pergunta que você tem que se fazer é: como quero sair hoje? E só aproveitar isso.

moca-criada-calca-alfaiataria-25

Quanto à cor da calça de alfaiataria ideal para investir, aposte naquela que você consegue ver maior potencial de combinação entre as peças que você tem em casa. Preto é clássico e pode ser usada no trabalho, à noite, traz sempre uma mensagem de autoridade e drama também. Uma calça em tons mais frios, como o azul ou até mesmo o cinza, podem soar mais tranquilos e refinados. Dependendo da tonalidade, denotam diversão também, um humor mais alegre. Talvez nem todos os ambientes caibam a essa proposta. É ao que você deve observar também se optar por uma calça em tons mais quentes, como o vermelho e laranja. O marrom, assim como o preto, é neutro – e retrô (amo!).

moca-criada-calca-alfaiataria-27

Apesar de todas as possibilidades, a minha favorita é brincar com o clássico. Neste caso, o melhor complemento pra calça de alfaiataria é o sapato oxford ou mocassim. Apesar do visual masculinizado, a gente consegue dar um ar de mistério e estilo, uma sensualidade feminina que foge do óbvio.

O que acham da proposta?

Curiosa, jornalista e libriana. Mestranda no PósCom/Ufba, interessada nos valores - os meus, os seus, os de notícia e os humanos. Se piscar o olho, o cochilo vem, mas os olhos sempre estão abertos para uma série ou outra que desperte o interesse.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *