Artigos,  Comportamento

Benefícios da banana para a saúde feminina

Cheguei em casa depois de um loongo dia de trabalho roxa de fome. Futuquei algum lanche na cozinha para tentar segurar a onda até preparar o café e minha saída estava na fruteira: bananas.

Enquanto tapiava minha fome, lembrei de todo o imaginário nutricional que me cerca a respeito da fruta. “Ah, banana é rica em potássio…” (e o que isso quer dizer?), “Ah, mas não come muita banana, senão você vai ficar com prisão de ventre…” (ops…!). Será que é tudo verdade mesmo? O que mais a banana traz de benefícios para a saúde de nós, mocinhas muito bem criadas?

Dei uma zapeada na rede e achei algumas coisas interessantes. A primeira delas, que a grande quantidade do potássio na banana ajuda a reduzir a pressão arterial e contrabalanceia os efeitos do sódio no corpo. O potássio também influencia na redução do estresse e da depressão, por causa do triptofano que se converte em serotonina – uma espécie de relaxante que ajuda a melhorar o humor.

Além do potássio e do triptofano, a banana ainda é rica em fibras, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas A, C, B1, B2 e B6, segundo informou a nutróloga Cristiane Coelho ao M de Mulher. E por falar em cálcio e magnésio, a banana ajuda a fortalecer os ossos exatamente por melhorar a absorção desses nutrientes. Por outro lado, a vitamina A da fruta protege bem a retina do olho.Banana

Lembra daquele papo que banana dá prisão de ventre? Segura, que vi completamente o oposto! A fruta é rica em fibras dietéticas que ajudam na ligação e acumulação de partículas de alimentos, o que permite uma evacuação eficiente. A banana é também uma boa fonte de fruto-oligossacarídeos, prebióticos que mantêm as bactérias benéficas no trato digestivo.

Infos rápidas:
> Bananas ajudam a curar a ressaca, por fornecer a energia necessária ao corpo em momentos como esse
> Os sintomas da TPM são aliviados com a banana, por causa da vitamina B6
> É indicada para quem quer manter o peso, por ser obre em calorias e rica em fibra alimentar (mantém a pessoa saciada)
> É recomendável em casos de anemia, já que possui ferro e a vitamina B6 estimula a produção de células vermelhas
> Quem sofre de insuficiência renal deve evitar bananas, por causa da grande quantidade de potássio

Beijo da moça!

Curiosa, jornalista e libriana. Mestranda no PósCom/Ufba, interessada nos valores - os meus, os seus, os de notícia e os humanos. Se piscar o olho, o cochilo vem, mas os olhos sempre estão abertos para uma série ou outra que desperte o interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *