TOP 6 – Músicas para relaxar depois de um dia cansativo

O dia foi estressante, você chega em casa e a última coisa que quer é se manter conectado aos problemas que estiveram presentes nas últimas 12 horas. Um banho morninho, um som bacaninha e sua cama são os únicos itens da wishlist – e, convenhamos, não é nada difícil de alcançar. Exceto, talvez, pelo tipo de música a ouvir. Quais opções temos para reproduzir no Spotify?

É porque sempre tem aquele dia que queremos ouvir alguma coisa, só não sabemos o quê. Na verdade, temos certeza do que não gostaríamos de deixar tocando no player. Dia desses passei por algo do tipo. Descobri, graças a indicações de amigos, artistas muito bons, que me levaram a outros tão bons quanto. Foi só pra variar, porque tenho os meus cativos. Por causa disso, montei um TOP6 de músicas para relaxar depois de um dia cansativo – mas permitam-me incluir artistas e playlists também. Fica a sugestão para quando você já tiver enjoado dos seus favoritos, ou caso você queira experimentar alguns novos.

CRIOLO

Descobri há algum tempo que se eu preciso me desconectar dos meus problemas – meus, pessoais, individuais, intrasferíveis -, Criolo poderia ser uma alternativa bacana por cantar outras histórias. Por vezes de uma realidade cruel, mas sempre com uma mensagem positiva de resistência, fé, coragem. É minha primeira opção naqueles dias em que me apego a algum bad romance, porque não há qualquer referência ao amor romântico em suas canções, nem mesmo melodia. Minhas músicas favoritas são ‘Esquiva da Esgrima’, ‘Menino Mimado’, ‘Vasilhame’, ‘Lion Man’, ‘Linha de Frente’, ‘Plano de Voo’ e ‘Tô Pra Ver’.

SZA

“Sizza”, como a gente pronuncia essas três letras juntas, está no pacote de indicações que citei logo no início desse texto. Que belíssima indicação, porque esse som vai além de simplesmente reproduzi-lo no fim do dia, depois de tudo, apenas para descansar. Já experimentei ouvi-la enquanto me arrumava para um compromisso e deu super certo. Sem desespero, muita leveza e tranquilidade. A sensação que tenho com SZA é de abraço, de mim pra mim mesma, de amor-próprio, de autocompreensão, de ser dona de mim. Não deixe de escutar ‘Love Galore’, ‘Broken Clocks’, ‘All The Stars’ e ‘The Weekend’. Mas foca na melodia, porque se reparar a letra, pode bater uma bad sem querer…

CHILDISH GAMBINO

‘Redbone’ foi a primeira música que ouvi de Donald Glover, também conhecido por Childish Gambino, após sugestão de um amigo. Música, aliás, que é um dos destaques do álbum ‘Awaken, My Love!’ (2016). As referências vêm do soul, do funk e do R&B, que juntas montam uma proposta retrô, que em nada deve às programações de rádios FM depois das dez da noite. Do mesmo álbum, ‘Me and Your Mama’ tem um momento de agitação que mais estimula a liberação daquelas energias que já não servem mais. A melancolia da melodia também asserena os sentimentos em ‘Terrified’ e ‘Baby Boy’ – nesta, inclusive, pode embalar até uns carinhos com o/a arroba.

PLAYLISTS ‘CLUBE DOS CINCO’ e ‘NA ERA DO K7’

Trago essas duas playlists porque desde os meus tempos de criança, músicas dos anos 1970 e 1980 compõem o meu imaginário do que ouvir durante a noite. Devo isso ao meu pai, que ouvia muito algumas rádios que tocavam esse tipo de canção. Nas playists ‘Clube dos Cinco’ e ‘Na Era do K7’, ambas do Spotify, encontramos alguns clássicos, como ‘Don’t You (Forget About Me)’, ‘Footlose’, ‘Walking on Sunshine’, ‘Bette Davis Eyes’, ‘Take on Me’, ‘Sultans of Swing’, ‘Take My Breath Away’ e ‘Every Breath You Take’. Aperta o play, põe o som num volume baixo enquanto você se aconchega em casa depois do dia duro de cansar. Me conta depois o efeito!

PLAYLIST ‘ARE AND BE’

Seguimos com o R&B, dessa vez numa variedade de cantores novos, com sons bacanas, que não posso deixá-los de fora. Essa playlist ‘Are and Be’, do Spotify, é uma opção para quem tem em casa algum assento próximo à janela, por onde pode entrar a brisa noturna para compor seu ambiente de relaxamento. Nessas horas um vinhozinho, para quem bebe, pode cair bem. Ou até mesmo um café, para quem precisa mais de aconchego do que de sensualidade. Porque o R&B traz um pouco das duas coisas e você pode usar isso a seu favor, seja sozinha ou acompanhada. Minhas preferências na playlist são ‘Boo’d Up’, ‘Call Out My Name’, ‘Love Lies’, ‘I Sip’ e ‘Come Through and Chill’.

Compartilhe com as amigas
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

One thought on “TOP 6 – Músicas para relaxar depois de um dia cansativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *