Top 6 músicas para lembrar os anos 80

É um pouco presunçoso da minha parte, eu sei, querer lembrar um momento que eu não vivi nessa encarnação. Meus 22 aninhos e eu não nascemos a tempo de acompanhar o surgimento do A-ha, curtir o que o grunge tinha a oferecer ou mesmo vestir roupas exageradamente coloridas em neon, jeans lavados e de cintura alta semi-baggys. A gente fica só com a vontade de ter vivido o que o imaginário da década de 80 nos sugere: aventura, o gostinho de liberdade, exploração de um mundo novo.

E pensando nisso separei um top 6 de músicas pra gente ouvir quando a vibe oitentinha fincar morada na nossa vida – e isso tá super perto de acontecer!

Take On Me – A-ha

Não vou saber precisar quando escutei esse hino pela primeira vez, mas eu tenho certeza absoluta, sem sombra de dúvidas, que é uma das melhores músicas que poderiam me remeter a um período tão simbólico. E a letra sugere um pouco daquela aventura bem a cara dos anos 80, intensidade, viver o agora. “Oh, as coisas que você diz / É a vida ou apenas para espantar minhas preocupações?”

Don’T You (Forget About Me) – Simple Minds

Se não me falha a memória, essa é uma das primeiras músicas que aparecem no filme Clube dos Cinco (1985), um dos meus favoritos. Eu não sei dizer o que é, mas sinto uma nostalgia gigante quando a escuto. Talvez seja porque a música é considera como uma das que ajudam a definir a década, então criei ligação mesmo. Amo, não vou mentir! hihi

Footloose – Kenny Loggins

Essa música foi criada para o filme homônimo, que aqui no Brasil recebeu o título Footloose – Ritmo Louco (1984). E a música fala exatamente do que a gente tem vontade de fazer quando a escuta: dançar!

Enjoy The Silence – Depeche Mode

Feche os olhos. É meados da década de 80, você espera ansiosamente para usar seu vestido cintilante de mangas bufantes no baile de formatura. O blush bem marcado, batom cor de rosa, cabelos volumosos, seu squad vai ar-ra-sar! (…) Sério, não parece cena de um filme clássico americano sobre o drama que é ser adolescente?! Ai, gente, já me imagino…

Walking On Sunshine – Katrina & The Waves

Essa aqui é pra fazer o controle de microfone, cantar, bater cabelo, fazer de conta que ninguém ta olhando. E se tiver, deixa olhar e chama até pra dançar junto também! De acordo com o site Cine Pipoca Cult, essa música já apareceu nos filmes O Segredo do Meu Sucesso (1987), Olha Quem Está Falando (1989), Meu Querido Companheiro (1989), Mr. Bean: Mais Atrapalhado do que Nunca (1997), Psicopata Americano (2000), Alta Fidelidade (2000), A Creche do Papai (2003), Na Trilha da Fama (2004) e Luna (2009) – veja aqui. Ufa!

Every Breath You Take – The Police

Ouviríamos essa música fácil, fácil na A Tarde FM e na RBN Digital, duas rádios aqui de Salvador. E acho que foi por causa de programação como essas que passei a curtir The Police. A banda inglesa já não está mais em atividade, mas deixou alguns clássicos pra gente, como essa música do vídeo abaixo e ‘Message In A Bottle’ – uma das minhas favs!

Existe uma infinidade de músicas que traduz o sentimento que é a década de 80. Se você tem outras sugestões, compartilha aqui! Também encontrei muitas músicas que remetem a esse período na playlist do Spotify ‘Clube dos Cinco’, um clássico que se tornou um dos meus filmes prediletos. <3

Compartilhe com as amigas
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

2 thoughts on “Top 6 músicas para lembrar os anos 80

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>