Parfum: Conheça 7 curiosidades sobre o perfume

Usamos e abusamos do perfume, mas será que sabemos tudo sobre ele? A partir do Guia de Perfumes 2017, elaborado pela especialista Renata Ashcar, para a Brasil Essência, elenquei sete curiosidades sobre o perfume. Estão mais para informações que precisamos saber, mas não encontramos disponíveis por aí, tampouco ninguém nos explica exatamente o que cada coisa é. Enjoy!

via GIPHY

1. Notas

Os perfumes possuem três notas, responsáveis pela percepção a curto, médio e longo prazo, digamos. A primeira delas são as notas de saída ou de cabeça, que sentimos ao cheirar o perfume. Seus ingredientes são ligeiros e voláteis, evaporando rapidamente da pele. A segunda composição são as notas de corpo ou de coração, responsáveis por compor a personalidade do perfume. São percebidas quando o líquido desaparece da superfície da pele e evapora devagar. As notas de fundo ou base garantem durabilidade à fragrância, ou seja, permanece por mais tepo na pele.

2. Quais duram mais?

As notas de saída revelam frescor com odores cítricos, aromáticos ou de lavanda. Já as notas de corpo têm entre seus ingredientes flores, folhas e especiarias. Já as notas de fundo são extraídas de resinas, madeiras e moléculas desenvolvidas pela indústria, além daquelas sintéticas, que substituíram as de animais. Segundo o Guia de Perfumes 2017, as notas de madeira, musk e âmbar são uma das mais duradouras, podendo permanecer na pele o dia todo.

3. Como usar cada tipo de perfume?

O parfum (perfume, extrato), que tem acima de 30% de fragrância, pode ser aplicado em gotas, por causa da duração prolongada. É indicado para ser usado à noiote ou em dias frios de inverno. O eau de parfum (parfum de toilette) possui de 15% a 25% de fragrância, portanto, deve ser borrifado duas ou três vezes. O cheiro dura de oito a dez horas e é indicado nas mesmas condições do item anterior – à noite ou em dias frios. O eau de toilette (água de toalete) ou deo colônia (desodorante colônia) possui 8% a 12% de concentração de fragrância. Você pode usar em qualquer momento e ocasião, ciente da duração de seis a oito horas na pele. Já o splash (águas, body mist) possuem 3% a 5% de fragrância e pode ser aplicado diversas vezes ao dia. A durabilidade é de duas a quatro horas e também é muito recomendado para os dias quentes. O último é o eau de cologne (água de colônia), com até 3% de fragrância. Por ser menos concentrada de todas, é a indicada para bebês.

via GIPHY

4. Aroma x Fragrância x Perfume

As três palavras têm significados completamente diferentes entre os especialistas, embora nosso senso comum considere que sejam sinônimas. O aroma designa apenas os cheiros de alimentos e a matéria-prima adotada na fabricação de produtos alimentícios, pastas de dentes, enxaguatórios bucais e batons. A fragrância se refere à matéria-prima utilizada na composição de um perfume ou de uma colônia – o conceito alcança ainda shampoo, creme corporal, amaciantes de roupas, detergentes. Já perfume é adotado quando se tratar do produto acabado, o conjunto que inclui frasco, tampa, válvula e líquido.

5. Seis famílias olfativas

A especialista Renata Ashcar desenvolveu a árvore olfativa da perfumaria, na qual classifica as fragrâncias conforme sua estrutura e ingredientes. As famílias olfativas são: cítrica (formada por ingredientes cítricos, como bergamota, laranja, limão e mandarina); floral (é puramente floral e reúne a maior concentração de perfumes femininos); aromática (engloba a maioria dos cheiros masculinos clássicos, baseada na harmonia entre as notas de cumarina e as amadeiradas); chipre (presença de notas cítricas de bergamota em harmonia com corpo floral de jasmim ou rosa e um fundo de madeiras nobres originárias da região mediterrânea); oriental (presença de bálsamos e resinas enriquecidos por especiarias e toque adocicado e ambarado); e amadeirada (misturam notas quentes e opulentas, às vezes ecas e frias, e costumam ser compostas por fragrâncias masculinas).

via GIPHY

6. Estilos

Você pode escolher que perfume usar, conforme a árvore olfativa, ao identificar seu estilo: clássico, moderno, sofisticado e sedutor. O primeiro é marcado por notas frescas e naturais, leves e marcantes. O segundo, por notas frutais alegres e modernas, conferindo caráter jovem e vibrante. Já estilo sofisticado pede notas elegantes, que conferem caráter opulento e marcante, com estruturas de orientais a notas amadeiradas. Já o estilo sedutor pede notas quentes e profundas, representadas por fragrâncias adocicadas e encorpadas em diferentes estruturas (orientais, amadeiradas).

7. Ao escolher

Depois de identificar seu estilo e quais famílias olfativas melhor dialogam com ele, escolha seu perfume. Renata Ashcar falou isso em entrevista aqui ao Moça Criada (disponível ao final deste post) e eu reforço: não opte por um perfume que você sentiu na pele de outra pessoa. Aplique-o em si mesmo, afinal, o modo como ele refletirá em você é diferente do outro. A alimentação, o estresse e os processos químicos pelos quais nossa pele passa são determinantes. Afinal, pele é química e perfume também!

Leia mais
Especialista detalha história e processo de desenvolvimento do perfume

Compartilhe com as amigas
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

One thought on “Parfum: Conheça 7 curiosidades sobre o perfume

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>