O lurex está de volta – e vai além da meia

Não cansamos de dizer que a moda é cíclica e certamente nos próximos dez anos alguma das peças que você tem no seu guardarroupa hoje estará em alta novamente. Faz parte do jogo. A gente precisa voltar ao passado para se inspirar, a gente valoriza o que funciona e clássicos se tornam clássicos. Mais uma prova disso é o retorno do lurex às araras nesse outono/inverno 2017.

moca-criada-lurex-21

A gente reconhece uma peça de lurex por ela ter, além da seda, lã ou algodão, espécie de fitinhas de lâmina que dão efeito metálico. As cores desses fios são variadas, em tramados diversos. Algo importante sobre o lurex é que ele não oxida, logo, não perde o brilho nem a cor conforme ação da umidade do ar e do calor. E você quer uma curiosidade? Para que os fios com efeito metálico sejam como conhecemos, eles recebem o revestimento metálico ainda quando estão fios têxteis, em um processo que deixa o fio apto a conduzir a corrente elétrica para depois ser dourado ou prateado por meio de galvanização (o que impede a oxidação). Daí então o fio é revestido com um envoltório de acetato de celulose. As fibras são antiestáticas e mantêm esta propriedade apesar da frequência de lavagens.

moca-criada-lurex-19

A aparição mais icônica do lurex foi na novela Dancin’ Days (1978), em que a personagem de Sônia Braga aparece usando um par de meias soquetes coloridas e listradas com sandálias de salto. E esse uso continua forte, embora possa ser substituído por outros tipos de meia. Por outro lado, podemos trocar as sandálias por escarpins e oxfords, passeando pelos extremos: saltos finos e sapatos pesados, tratorados.

Já usar as meias de lurex – sendo elas meias-calças, soquetes, três quartos ou qualquer outro tamanho – com tênis é um tanto desafiador. A sensação que dá é que esse calçado por si só já chama a atenção e disputaria com as meias, caso apareçam juntos. O que não é nenhum problema, se você sustentar o look e se sentir confortável com ele. Principalmente se sua intenção for chamar a atenção.

moca-criada-lurex-20

O bacana dessa volta do Lurex é que você pode incluir o fio metálico no seu look com outros itens. Já encontramos saias, blusas, vestidos, macacões e t-shirts prontos para serem incluídos nas nossas composições. A gente pode combinar com complementos mais discretos, para deixar ao lurex todo o brilho do visual, ou até usar algo que ajude a peça a se destacar – como uma peça em couro, por exemplo.

moca-criada-lurex-18

De qualquer forma, o lurex se mostra um item democrático. Compõe visuais mais refinados como também os mais descolados. Tudo depende do shape da peça, da cor do lurex e, claro, do seu estilo. Afinal, isso transforma qualquer modismo.

beijo!

Compartilhe com as amigas
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>