Artigos,  Moda

Inverno clássico: Xadrez Príncipe de Gales é aposta para temporada de 2018

O xadrez Príncipe de Gales é uma aposta do mercado da moda para a temporada de outono-inverno 2018. Como a maioria dos modismos recentes, ele se consagrou uma tendência após ganhar o street style – o que demorou pelo menos um ano, segundo a revista Elle, já que a padronagem surgiu na primeira coleção de Demna Gvasalia na Balenciaga, em 2016 (veja aqui).

A referência que se tem do xadrez Príncipe de Gales, também conhecido por Glen-check, é sua origem da Escócia do século XIX. Fala-se que o print foi popularizado por Edward VIII, membro da realeza que tinha tal título (referência aqui), mas também existe a teoria de que o xadrez foi usado inicialmente pela Condessa Seafield para vestir seus guarda-caças na época (referência aqui).

O xadrez Príncipe de Gales traz um ar clássico, mas pode ser quebrado com peças mais modernas ou coloridas. (Fotos: Pinterest)

Esse xadrez é comum em peças de alfaiataria tipicamente masculinas, como calças e blazers, e em cores clássicas e neutras, como o marrom, bege, cinza e preto. O print apresenta riscas irregulares e quase imperceptíveis. Segundo o site Canal Masculino, este padrão inicialmente estava ligado a um tipo de lã. A delícia desse modismo é a ressignificação do print para looks empoderados e femininos. Isso me lembra quando, lá nos anos 1980/1990, as mulheres incluíram em seu guardarroupa peças do vestuário masculino para se autoafirmar no mercado de trabalho.

O xadrez Príncipe de Gales naturalmente traz um ar clássico ao look, que pode ser quebrado com peças mais modernas ou coloridas. Como o inverno está vindo aí, dá pra aproveitar a referência do print e compor com itens retrô. O jeito mais fácil de trazer esse xadrez para o dia a dia é no blazer, combinado a t-shirt, jeans e sapato de sua preferência.

Esse xadrez é comum na alfaiataria, em peças tipicamente masculinas, em cores clássicas e neutras. (Fotos: Pinterest)

Minha sugestão: combine peças em xadrez Príncipe de Gales com blusa de gola alta, shape oversized e minissaia. Aposte no combo parte de baixo (calça ou saia) com blazer no mesmo print, e uma blusa neutra para dar uma visual mais sofisticado ou uma t-shirt divertida para quebrar o clássico, misturar referências. 😉

Curiosa, jornalista e libriana. Mestranda no PósCom/Ufba, interessada nos valores - os meus, os seus, os de notícia e os humanos. Se piscar o olho, o cochilo vem, mas os olhos sempre estão abertos para uma série ou outra que desperte o interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *