Dá pra usar chapéus quando se tem o cabelo crespo?

Nunca neguei que representatividade importa, mas vivi isso ao escrever esse post aqui no blog. A intenção era trazer inspirações de mulheres negras, com cabelo do tipo 3 e 4, usando chapéus. Algumas pesquisas por hashtag no Instagram, outras via Pinterest, e quase nenhum resultado.

A cantora e atriz Janelle Monae é uma boa inspiração para as meninas crespas que querem usar chapéus. (Foto: Reprodução / Pinterest Femestella)

Quem tem cabelo crespo sabe a dor e a delícia de ter fios tão cheios de personalidade, que transparecem uma força inimaginável para quem não os possui. Porque é preciso segurança, amor-próprio, cuidado, compreensão mesmo com aqueles fios que não se curvam a qualquer coisa – ou a qualquer um. Vemos há alguns poucos anos o enaltecimento desse fio, comumente comparado a “bombril”, pixain, carregando o injusto título de “cabelo ruim”. Mas esse movimento é recente.

Até mesmo por isso, acredito, ainda é pouco o número de mulheres com cabelo crespo representadas nos bancos de imagem. E também porque ninguém nunca nos disse que poderíamos usar chapéus, nem mesmo temos o hábito aqui no Brasil de usar tais acessórios. Mas é hora de mudarmos isso, não acha? Se não temos muitas imagens, temos macetes para os diferentes tipos de chapéus disponíveis no mercado.

 

A começar pelo volume que o cabelo crespo tem, de crescer pra cima e para os lados, pode ser difícil fazer caber um boné (pelas dimensões características do próprio acessório). Uma opção é usar viseira, por exemplo, principalmente se num ambiente de praia ou piscina. Protege o rosto, incorpora um item fashion ao look aquático e ainda respeita o volume dos cabelos.

Os chapéus com abas mais largas podem ser uma opção capaz de comportar seu crespo, mas recomendo experimentá-los antes de comprar. Assim você consegue arrumar o acessório de um jeito que te deixe confortável e confiante. As boinas podem ser outra alternativa, inclusive com presença crescente nos últimos tempos.

 

🎩

Uma publicação compartilhada por Flawlesahairstyle (@flawlesshairstyle) em

Se você tem cabelos compridos, do tipo 3 ou 4, os bonés podem sim, se adaptar ao seu volume. Há a opção de deixar o cabelo solto, com o boné sobre os fios livres, ou preso em rabo de cavalo alto (preso naquele espaço de regular o boné) ou baixo. Nesse último caso, você também pode fazer uma trança lateral.

(Foto: Reprodução / Pinterest Black Girl Long Hair)

As tranças, inclusive, podem ser uma estratégia para você usar qualquer tipo de chapéu, já que o ajuste à sua cabeça é mais facilitado. Além disso, as tranças têm alguns benefícios para os próprios fios, como estimular o crescimento, evitar o embaraço e até mesmo o controle para o caso de você não querer molhá-lo no mar, na piscina ou na cachoeira.

Compartilhe com as amigas
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *