Artigos,  Comportamento

Controle da menstruação na palma da mão

Oi, moça!

Há uns três anos uma amiga me indicou o aplicativo LadyTimer para calendarizar meu ciclo menstrual. Na época, eu ainda marcava o dia que menstruei no calendário da agenda – olha só que fase! rs

Uso o LadyTimer até hoje e de lá para cá acompanhei as mudanças do aplicativo, todas para melhor. O software funciona tanto em Android como no sistema iOS e, mesmo na versão gratuita, é possível ter sob controle informações diversas.

Conheça seu ciclo
Ao colocar o início da sua última menstruação e a duração do período, o app calcula automaticamente a duração do seu ciclo menstrual e indica os dias de período fértil e de ovulação. Você pode também configurar a duração do ciclo manualmente.

Menstruação sob controle
Como o app gera a próxima data da sua menstruação, o calendário já destaca automaticamente o início e o final do período. Você pode configurar um alarme para a data de início e, assim que a menstruação der sinal de vida, você deve marcar no aplicativo o dia da chegada. Ou então o LadyTimer automaticamente prolonga o dia de chegada e sinaliza um atraso que, talvez, não exista. O app costuma ser assertivo, mas ele é infalível quando você toma certinho o anticoncepcional – logicamente.

Menino ou menina?
O LadyTimer sugere se o bebê será menino ou menina, de acordo com os dias de período fértil e ovulação. Acho isso um pouco ousado, mas há quem acredite. Cuidado pra não se frustrar, ok?

Página inicial (Foto Reprodução/ LadyTimer)
Página inicial (Foto Reprodução/ LadyTimer)

Saiba como você está hoje
Ao abrir o aplicativo, você logo terá sua situação diária: o dia do ciclo, a fase em que você está, quando sua menstruação vai chegar, quando será sua ovulação e qual o risco de gravidez.

Ferramentas
O aplicativo está disponível em português e tem ainda aviso de exames e de pílula anticoncepcional; gráfico de temperatura e opções de humor, sintomas e peso. O LadyTimer traz a opção de backup das suas informações e sincronização de sua conta. O app tem também um fórum para troca de mensagens e experiências, mas ainda não usei essa função. Ah! E seus dados são protegidos por senha.

Apesar de todas as funções, o LadyTimer tem sua margem de erro, até porque somos humanas e vivemos um turbilhão de emoções todos os dias. Como bem sabemos, nosso período menstrual acaba sendo condicionado pelo lado emocional, além do hormonal. Dou esse crédito ao app e temos trabalhado bem juntos.

Você usa algum aplicativo e quer compartilhar com as moças? Comente! Ou envie um email para mocacriada@gmail.com.

Beijo!

Curiosa, jornalista e libriana. Mestranda no PósCom/Ufba, interessada nos valores - os meus, os seus, os de notícia e os humanos. Se piscar o olho, o cochilo vem, mas os olhos sempre estão abertos para uma série ou outra que desperte o interesse.

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *