Boné: Acessório ganha as ruas em look casual esportivo

Usei bonés em etapas diferentes da minha pré e adolescência. Lembro de ter uma foto lá de 2000 e pouquinho com um boné verde água, com flores rosas brilhantes. Numa das fotos que tirei com o acessório, meu cabelo estava preso e eu arrematei o look com uma lupa (aham, aquele big óculos de sol quadrado) da Chilli Beans, cuja armação também era cor de rosa. Depois disso, quando eu devia ter uns 8 ou 9 anos, usei boné na escola. Fazia parte do uniforme militar que alunos graduados usassem bonés – que na verdade eram chamados de “gorro”, vai entender. Era uma maneira de saber quem eram os mocinhos e mocinhas que tinham um desempenho considerado exemplar na escola. Pois então.

Depois disso não lembro de ter usado bonés. Talvez na época em que era meio rolezeira e ia para os shoppings dar muitas voltas, devidamente trajada de shorts, Havaianas, pochete e blusa canoa (aquela que deixava os ombros de fora). Mas não lembro mesmo. Talvez tivesse usado boné na praia… Mas acho que não.

Una o acessório da moda, na cor da moda, com a estampa da moda e garanta seu certificado de atualizada haha (Foto: Reprodução / Pinterest)
Una o acessório da moda, na cor da moda, com a estampa da moda e garanta seu certificado de moça atualizada haha (Foto: Reprodução / Pinterest)

Ocorre que no ano passado eu fui pega de surpresa com os bonés voltando a compor o look do dia das meninas, principalmente em festas. As mocinhas que usavam o boné do Safadão, por exemplo. E no São João a Skol distribuiu os seus próprios bonés nas festas de camisa que patrocinou. Bem bonitinhos até, bem feitinhos. Depois vi que as grifes Chanel e Elie Saab apostaram no acessório para o verão 2017. Pronto! Habemus mais um modismo.

Ressignificamos o boné, que assim como outros itens, deixou de ser algo restrito à praia para ganhar as ruas. Olha só que promoção: agora o boné compõe look casual esportivo. Tirei algumas inspirações lá do Pinterest. Vamos ver?

LOOKS

moca-criada-bones-looks03

A maneira mais assertiva que você pode aderir para incluir o boné no look do dia é apostar numa pegada mais esportiva mesmo. Tênis, shortinho, jardineira, vestido de moletom, t-shirt oversized. E muito em ocasiões diurnas, sem que haja preocupação em manter algum padrão de elegância mais convencional. É porque o boné por si só já carrega uma impressão despojada, embora cheia de personalidade.

moca-criada-bones-looks01

Mas nada impede que você insira o boné em outros contextos. Se gostar de ousadia, aposte em um look mais justo e sexy para combinar com o boné; troque por elementos mais rock para ganhar um visual afrontoso. Outra opção é montar um look todo como se fosse para ser usado com um salto, mas ao invés de calçá-lo, aposte em um tênis e complete com o boné. E se você tiver um estilo mais lady, mas cogita a possibilidade de experimentar o acessório, invista em um elemento que você costuma usar e inclua o boné nessa combinação. Sério. Experimente. Veja se gosta.

moca-criada-bones-looks02

COMO USAR

moca-criada-bones-como-usar02

Tive a impressão que bonés não eram tão democráticos assim, porque costumeiramente o vimos em moças de cabelo alisado. Mas no Pinterest encontrei algumas referências para moças crespas e cacheadas, como eu. Pegue as dicas: dá pra usar boné com cabelo solto, com coque(s) baixo(s), trança. Ainda para as crespas e cacheadas: as viseiras podem ser uma alternativa para ganharmos o efeito da aba do boné e ainda valorizar o volumão que a natureza nos deu. Para as moças alisadas ou encaracoladas, há opção de fazer um rabo de cavalo e prender o boné em volta do penteado. Ah! A aba do boné pode ficar tanto pra frente quanto pra trás, tá?

moca-criada-bones-como-usar01

DIFERENTES BONÉS

moca-criada-bones-tipos

Você escolhe se quer um boné colorido, em tom mais neutro, num material mais refinado ou simples. Alguns dos mais legais tem algum logotipo logo na frente ou inscrições divertidas, como o da imagem que abre esse texto. E com a variedade de tipos de bonés, você também escolhe como deixar a aba, se reta ou mais fechadinha – embora a maioria das moças que têm aparecido com o acessório optem por usar o boné levemente arqueado.

*****

Não custa nada lembra que você não precisa aderir a essa moda, se não for esse o seu estilo. Não vale à pena usar algo que não te deixa confortável só para estar na moda. Priorize seu estilo e quem você é!

Compartilhe com as amigas
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>