Artigos,  Moda

Alguns tons de cinza… E de preto, e de branco e de terrosos

Quando morava com minha mãe, meu sonho de princesa era ter peças de roupa na cor preta. De que me lembro hoje, a única que habitava meu armário era um vestido de malha cuja parte de cima era dividida da saia por uma faixa branca, bem anos 2000. As outras peças, em sua grande maioria, eram cor de rosa. Em diferentes tonalidades, mas a matiz era a mesma. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas hoje meus olhos miram apenas roupas cinzas, e pretas numa outra porcentagem. A grande maioria mesmo é azul, de todo modo. Mas não é exatamente por causa disso que esse post nasceu.

(Fotos: Pinterest)

Existe um certo tabu sobre peças em tons neutros, como o bege, castanho, marrom, branco, cinza e preto. Em seu livro ‘Moda: Do Conceito ao Consumidor’, Gini Stephens Frings fala que a gente tende a associar certas cores a festas e estações do ano. Cores vibrantes são mais esperadas para feriados e festas, cores pastéis na primavera, branco no verão e tons terrosos nas roupas de outono. Talvez tenha a ver com a ideia de que nas estações mais frias as pessoas andam mais arrumadas do que o convencional, e, convenhamos, tons neutros dão uma certa sofisticação ao look. Aposto nessa possibilidade. E você?

(Fotos: Pinterest)

Uma pesquisa informal do instituto DataMoça no meu círculo de amigos apontou para caminhos como esse. Os tons terrosos, tipo marrom, são ótimos para compor um look meio Hippie Chic. A sofisticação é vinculada também ao ambiente de trabalho – afinal, ninguém vai trabalhar de qualquer jeito, não é verdade? -, quando uma amiga citou que tons neutros e pastéis a fazem lembrar de visuais mais formais, mais sérios. Fato é que, como Frings destacou em seu livro, essas cores são excelente alternativa para quem gosta de se vestir bem sem chamar atenção. E nunca saem de moda.

(Fotos: Pinterest)

Vale à pena investir em peças de tons neutros. Veja, por exemplo, quantas combinações e em quantas situações diferentes você consegue usar uma camisa branca – de algodão ou social, tanto faz. E em quantas ocasiões diferentes você consegue usar uma calça preta. Um shorts na cor camel pode ser usado em looks monocromáticos, com blusa azul marinho, com um top preto, sob um blazer branco… Sem contar as opções de peças estampadas que você pode combinar à sua peça em tom neutro. A variedade de looks é numerosa. Recomendo. E alguns amigos também! Veja só o que eles disseram. Aproveita e diz também o que você acha! 😉

“Amo. Roupa preta principalmente. Acho que deixa as pessoas mais atraentes, elegantes. Tons neutros eu adoro porque dá pra usar sem tanto medo de errar no look. Adoro os tons de terra porque sempre consigo fazer uma coisa meio Hippie Chic. Mas só às vezes mesmo, quando acerto nos acessórios também.” (Mirela Correia)

“Eu amo preto. Amo, amo e amo porque acho que tudo dessa cor fica bom em mim. Eu sou branquela, e aí fica um contraste legal (na minha humilde opinião). Branco e tons neutros eu acho que fica meio pálida, porque sou branca demais. Marrom eu nunca usei, não sei por quê. Cinza eu uso, mas não morro de amor. Branco pra mim é só Réveillon.” (Jéssica Moreira)

“Eu prefiro cor. Esse negócio de tons pastéis e neutros parece que tá indo trabalhar. Não curto. Roupa preta pra mim é uma cor formal. Branco não, é mais leve.” (Franciele Silva)

“Eu gosto, inclusive, uso muito preto. Bege e cinza menos. Acho que veste bem, que dá pra mesclar com acessórios menos neutros e permanecer no clima sóbrio.” (Kadu Brandão)

“Curto demais. Meu guardarroupa é quase todo preto e branco. Não gosto de estampa, são poucas que me agradam. E acho mais fácil combinar cores neutras.” (Heloisa Guimarães)

Fica as dicas! (Foto: Moça Criada)

Curiosa, jornalista e libriana. Mestranda no PósCom/Ufba, interessada nos valores - os meus, os seus, os de notícia e os humanos. Se piscar o olho, o cochilo vem, mas os olhos sempre estão abertos para uma série ou outra que desperte o interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *