A gente precisa aprender a agradecer

A gratidão é uma coisa engraçada. Já planejava escrever sobre isso e, mais uma vez, tudo confluiu para que eu o fizesse. Os estímulos, o sentimento, as experiências… Estava com um roteiro desenhado na minha cabeça quando recebi uma Pílula do Evangelho, do Instituto Namastê. A mensagem de paz, inspirado nas lições de Jesus Cristo, falava sobre a importância de ser grato. Tudo o que vivemos nos coloca em algum lugar, com determinadas pessoas, vivendo situações que precisamos. E a gente deve aprender a agradecer.

Não é fácil. As bênçãos que os amigos nos desejam em cada aniversário se manifestam nas pequenas coisas, não apenas nos grandes feitos. É a carona que surge quando não sabemos como voltar pra casa; o limite do cartão de crédito que aumenta quando não temos mais grana pra terminar o mês; é o insight no trabalho que faz uma diferença memorável no resultado final. E a gente precisa aprender a identificar esses momentos e agradecer por eles. Mas não é fácil.

via GIPHY

Tendemos a reparar mais no que está errado, em falta ou no que poderia ter sido e não foi. Reagimos quase sempre apenas às perdas em si, enquanto esquecemos de que pode haver um ganho ali. O relacionamento que terminou pode ter sido a oportunidade para você conhecer a pessoa que te faz feliz hoje. Já pensou? O trabalho do qual você foi dispensada pode ser o fim de um ciclo para que outro comece – muitas vezes até com mais ganhos do que o anterior. Se os dias ruins não existissem, não saberíamos valorizar aqueles que são bons. Entende?

Cada pedaço da vida tem um papel fundamental nesse grande quebra-cabeça que é a existência. Para facilitar o exercício de ser grata, ano passado comecei a encher um pote da gratidão. Perdoa, Pai, porque pequei por não continuar alimentando-o, mas ao registrar cada momento em que notei a atuação da misericórdia divina, percebo o quanto tenho de motivos para agradecer. A superação definitiva de um relacionamento que acabou; o risco de desenvolver um câncer eliminado (pelo menos por enquanto); a oportunidade de entrevistar um ícone do jornalismo brasileiro, Domingos Meirelles. Toda a minha gratidão.

via GIPHY

E é essa lição que absorvo pra mim e desejo pra você que me lê. Na mesma Pílula do Evangelho que citei no começo desse texto, dizia-se que quanto mais você agradecer, mais motivos você terá para ser grato. E que assim seja. Feliz ano novo!

Compartilhe com as amigas
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on TumblrPin on PinterestEmail this to someone

One thought on “A gente precisa aprender a agradecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *